Evento para 150 crianças será realizado no próximo dia 27 (sexta-feira), na sede da instituição, a partir das 9 horas


A União Cristã Feminina (UCF) realiza no próximo dia 27 (sexta-feira) a Gincana da Saúde para 150 crianças de 6 a 14 anos atendidas pela instituição de Campinas, com o objetivo de lembrar o Dia Mundial da Água, comemorado no último dia 22 de março. O evento faz parte de um projeto maior implantado pela entidade do Jardim Santa Mônica, o “Cuidando de Mim”, que tem por objetivo inserir e/ou manter hábitos de higiene e limpeza no cotidiano dos educandos.
“Uma das atividades desse projeto será a gincana, pois pretendemos contribuir para que a crise hídrica enfrentada também na nossa região não interfira na condição de saúde desta comunidade nos aspectos que dependem de uma boa higiene, como tomar banho diariamente, lavar as mãos com frequência e manter os ambientes e alimentos limpos para consumo. No entanto, devemos incentivar nossos educandos a terem seus hábitos de higiene e limpeza a partir da redução do uso da água nesse processo”, observa Elaine Renata Alves do Carmo, assistente social coordenadora da UCF.
Segundo ela, a gincana ocorrerá das 9h às 10h15. “Teremos algumas estações onde serão realizadas provas educativas para as crianças, organizadas pela equipe de educadores.”
 Sobre a União Cristã Feminina

Fundada em outubro de 1972 por um grupo de mulheres da sociedade de Campinas (SP), a União Cristã Feminina (UCF) está localizada no Jardim Santa Mônica, bairro reconhecido pela influência do tráfico de drogas, e já atendeu cerca de quatro mil crianças e jovens nesses 40 anos de existência. Inicialmente voltada para o atendimento de mães e bebês de até três anos de idade com sérios problemas de desnutrição, hoje a instituição desenvolve ações de Proteção Social Básica, oferecendo várias atividades sócio-educativas, como inclusão digital, prática esportiva e instrumental.
Com capacidade para receber anualmente 150 crianças de 6 a 14 anos, no projeto Gente Pequena, e 100 jovens de 15 a 24 anos, no Centro de Juventude, a UCF tem como objetivo promover a cidadania junto aos moradores da Região dos Amarais – que inclui o Jardim Santa Mônica, o Jardim Campineiro, o Jardim São Marcos, a Vila Esperança e a Vila Olímpia –, a maioria vivendo em situações de vulnerabilidade social e pessoal.
Como associação de assistência social sem fins econômicos, a UCF faz o atendimento à criança, ao adolescente e à juventude, com assistência à família, em ações sociais comunitárias, sem distinção de cor, raça, credo religioso ou político.