As informações certamente irão te surpreender e dar aquela vontade de comer um delicioso biscoito agora mesmo!

 

Salgado, doce, recheado, integral, cookies ou rosquinhas. Diversos são os sabores e formatos que fazem parte do dia a dia dos brasileiros. Os biscoitos são muito versáteis, podendo ser consumidos puros, utilizados em preparos culinários ou até mesmo na decoração de pratos para dar aquele toque final. Mas, você já parou para pensar qual a origem desse produto?

Para celebrar o Dia do Biscoito, comemorado no dia 20 de julho, a Adria, uma das principais marcas de massas, biscoitos e torradas do país, reuniu 7 curiosidades sobre esse quitute que vem ganhando cada vez mais destaque na cozinha nacional.

O termo “biscoito” foi usado como referência para o pão cozido, duro, que podia ser guardado sem estragar. A origem da palavra é francesa “bescuit” e se divide em dois: “bis” e “coctus”, significando “cozido duas vezes”.

  1. Segundo a ABIMAPI, Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados, existem hoje no mercado mais de 200 tipos de biscoito.
  2. Biscoito ou bolacha? Ambas as expressões estão corretas.Ambos são produtos derivados da farinha, com coberturas, recheios, formatos e texturas diversas. A diferença está nas regiões em que os termos são usados. Em estados como SP, RS, PR, SC e AP, predomina o uso “bolacha”. Já nos estados do RJ, PE, BA e CE, é usado “biscoito”.
  3. Cream cracker e água e sal: tem diferença? Na verdade, não. O que realmente muda de um tipo para o outro é a quantidade de gordura, maior no cream cracker, tornando a versão mais cremosa e crocante.
  4. No ano de 2001 a marca Adria lançou as Tortinhas, conceito inédito no mercado de biscoito recheado com uma casquinha extremamente crocante e formato irreverente: foi o primeiro biscoito recheado sem tampa. Com esse lançamento a marca ingressou integralmente na categoria de biscoitos e criou um novo segmento de mercado (Tortinhas).
  5. Os biscoitos tiveram início no Egito Antigo. Eles eram utilizados como oferendas aos deuses em troca de chuvas, para que assim, o solo sempre permanecesse fértil.
  6. O termo bolacha vem de “bolo” (do latim “bulla”, que significa objeto esférico) com o sufixo “acha”, indicando diminutivo. A palavra holandesa “koekje” tem o mesmo significado, o que deu origem aos termos “cookie” e “cracker”.
  7. Os furinhos do biscoito água e sal são estratégicos. Eles deixam o vapor escapar durante o processo de cozimento. Além disso, são responsáveis pela crocância e pelo formato achatado. A quantidade e posição dos furos irão depender do formato, tamanho e posição. Por exemplo, furos muito juntos podem gerar um biscoito mais duro e seco. Buraquinhos mais espaçados provocam bolhas na superfície do biscoito.

 

Aperitivo simples, mas cheio de conteúdo. E você, o que achou das curiosidades?

 

Aproveite para aprender uma deliciosa receita preparada com biscoito: Torta Holandesa. Abaixo, segue o passo a passo completo da receita.

 

image007 (1)

 

Torta Holandesa

 

Ingredientes:

1 embalagem de Biscoito Maisena Adria

1 embalagem de Biscoito Tortinhas de Chocolate Adria

50g de castanha de caju

1 xícara (chá) de manteiga ou margarina em temperatura ambiente

 

Recheio:

1 envelope de gelatina incolor sem sabor

1 lata de leite condensado

1 lata de creme de leite

200g de manteiga ou margarina

½ lata de creme de leite

1 colher (sopa) de essência de baunilha

 

Cobertura de Chocolate:

200g de chocolate ao leite

1 lata de creme de leite

 

Modo de Preparo:

– Prepare a massa.

– Leve ao processador o biscoito maisena, castanha de caju e bata até obter uma farofa.

– Despeje numa tigela funda, junte a margarina e amasse bem com os dedos para ligar tudo.

– Forre o fundo de uma forma desmontável (25cm de diâmetro).

– Leve ao forno médio (180ºC) pré-aquecido por cerca de 10 minutos ou até que as beiradas comecem a pegar cor.

– Reserve.

– Prepare a cobertura de chocolate.

– Numa panela pequena, junte o chocolate, leve ao banho-maria e deixe derreter.

– Acrescente o creme de leite, misture bem, até formar um creme liso e reserve.

– Prepare o recheio.

– Dissolva 1 envelope de gelatina em 5 colheres (sopa) de água fria, leve ao banho-maria ou microondas e deixe aquecer sem ferver.

– Numa panela pequena, junte o leite condensado, creme de leite com soro, acrescente a gelatina dissolvida, misture bem, leve ao fogo e mexa até obter um creme e reserve. – Leve à batedeira a manteiga ou margarina, ½ lata de creme de leite sem soro e a essência de baunilha e bata até envolver bem.

– Numa tigela média, junte os cremes, misture bem, despeje sobre a massa, espalhando bem com a ajuda de uma colher.

– Acomode por cima a cobertura de chocolate e leve à geladeira por 3 horas.

– Retire a torta da geladeira, desinforme, decore as laterais com biscoito recheado e sirva a seguir.

 

Rendimento: 15 porções

Tempo de Preparo: 40 minutos

Calorias por Porção: 479 kcal

 

Sobre a Adria

A Adria é uma das principais marcas de massas, biscoitos e torradas do país e está entre as “60 marcas mais valiosas do Brasil”, de acordo com o ranking promovido pela revista IstoÉ Dinheiro em parceria com a consultoria de negócios Kantar Vermeer e entre as “Marcas Memoráveis do Brasil”, de acordo com o Grupo Meio & Mensagem. A Adria pertence ao portfólio de marcas da M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos e atua principalmente na região Sudeste do país. Presente no mercado brasileiro desde 1951, possui mais de 80 tipos de produtos (massas, biscoitos e torradas) e linhas reconhecidas pelo consumidor final como Grano Duro, Tortinhas e Plugados.

Sobre M.Dias Branco S. A. Indústria e Comércio de Alimentos

Contando com mais de sessenta anos de existência, a M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos é uma empresa do setor de alimentos com ações negociadas no segmento do Novo Mercado da BM&FBovespa. A Companhia produz e comercializa biscoitos, massas, farinha e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks e bolos, mistura para bolos e torradas. Sediada em Eusébio (CE), a empresa é líder de mercado em biscoitos e massas no Brasil, é a sexta maior empresa de massas e a sétima de biscoitos no ranking global por faturamento. Suas operações geram mais de 16 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com fatores importantes para o desenvolvimento econômico e social do país.

Sua história começou ainda na década de 40 quando o comerciante e imigrante português, Manuel Dias Branco inaugurou a Padaria Imperial, em Fortaleza (CE). Atualmente, a M.Dias Branco possui um moderno parque industrial com equipamentos de última geração, segundo os mais rigorosos padrões de qualidade, operando com um modelo de integração vertical que permite a produção de suas mais importantes matérias-primas, a farinha de trigo e a gordura vegetal, utilizadas no processo de produção de biscoitos e massas. Suas marcas são sinônimo de tradição e qualidade, estabelecendo um vínculo de confiança e respeito com o consumidor. A estrutura operacional da M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos, com sede no Estado do Ceará, conta com 12 unidades industriais e 29 filiais comerciais distribuídas em diferentes Estados do País, garantindo uma cobertura nacional que possibilita a presença de suas marcas em todo o território nacional.

Post por:

Veja esses posts também